segunda-feira, 11 de março de 2013

Inclusão digital

INCLUSÃO DIGITAL

Mapa Conceitual - Inclusão Digital


Hoje na aula de Educação e tecnologia abordamos um tema polêmico e muito discutido atualmente, a Inclusão Digital. Foi um ótimo debate fizemos uma reflexão sobre o que é realmente incluir e como está este processo de inclusão digital em nosso no mundo e no Brasil.

Bem. Mais o que é que inclusão digital? 
 Significa, antes de tudo, melhorar as condições de vida de uma determinada região ou comunidade com ajuda da tecnologia.
 A professora Bonilla nos esclareceu sobre o tema com auxilio visual de mapas que mostram a utilização das TIC em diversos países, como sempre os países considerados desenvolvidos se destacam, e os países mais pobres estão perdendo o bonde da informação.  
Bem e no Brasil... Será que é  possível falar em inclusão digital em um país onde os índices sociais são baixos, a economia é desigual e o desemprego é gritante. Ah! por aqui as coisas vão tentando tomar um rumo sabe como é né, a passos de tartaruga,  
É desde o início de 2005, foi implantado pelo Governo Federal um projeto de inclusão digital: Computador para todos. Esse projeto é voltado para a classe C e permite a oferta de computador e acesso à Internet a preços subsidiados. O equipamento deve utilizar obrigatoriamente software livre. O governo diz que estar tentando incluir a população carente tornando-as aptas a utilizar um computador, criando infocentros em muitas regiões, capacitando a população para usar Windows e e pacote de escritório além do mais há  casos de comunidades ou escolas que recebem computadores novinhos em folha, mas que nunca são utilizados porque não há telefone para conectar à internet ou porque faltam professores qualificados para repassar o conhecimento necessário.

 Mais acho que Somente colocar um computador na mão das pessoas ou vendê–lo a um preço menor não é, definitivamente, inclusão digital. É preciso ensiná–las a utilizá–lo em benefício próprio e coletivo e ainda tem o empecilho de  que grande parte da população não tenha condições financeiras de adquirir estes equipamentos o local onde moram não tem e muitas vezes, não sei se usarei o termo correto são o que podemos considerar "analfabetos digitais"


Bem concluindo, vivemos em um mundo digital e incluir digitalmente não é apenas “alfabetizar” a pessoa em informática, mas também melhorar os quadros sociais a partir do manuseio dos computadores e outas TIC.

Não podemos desconsiderar as ações governamentais para solucionar esta desigualdade.
 Os projetos de inclusão social implantados pelo governo podem ser conhecidos mais profundamente pela página do Governo sobre o assunto.


http://www.brasil.gov.br/sobre/educacao/acesso-a-bibliotecas-publicas-na-rede



Um comentário:

Gracita disse...

Oi querida!
Como vai você amada? Tudo bem? Hoje venho te fazer um pedido. Eu estou participando da 2ª gincana no blog Ô Trocyn Bão”com o poema “Mulher... Obra perfeita” . Venho pedir o teu voto. Acesse o link http://www.riosul2012.com/2013/03/sou-mulher-gracita.html e leia o poema. Se achar que mereço vote em “Gracita” na lateral esquerda do blog. Grata pela atenção e carinho que sempre demonstra por mim.
Beijinhos com ternura
Gracita

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VISITANTES ON-LINE