quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

A Importância do Brincar para Educação Infantil


A Importância do Brincar para Educação Infantil

        Na educação Infantil as atividades lúdicas são instrumentos de motivação para a criança. Através dessas atividades a criança constrói o conhecimento e exercita suas habilidades de forma descontraída, desenvolvendo sua motricidade, seu raciocínio e sua criatividade. Essas atividades podem ser uma brincadeira, um jogo, um faz de conta ou qualquer outra atividade que permita tentar uma situação de interação. Porém, mais importante do que o tipo de atividade lúdica é a forma como é dirigida e como é vivenciada, e o porquê de estar sendo realizada.
        Criança tem direito às brincadeiras e a brinquedos. Desde bebê, ainda no berço, a mãe pode dar direito à criança de brincar, colocando ao seu alcance objetos que possibilitem a ela, a exploração dos mesmos.
        Através dos jogos de regras, a criança aprende a brincar com o outro, a partilhar, a enfrentar situações de frustrações que são comuns em seu cotidiano. Então, pelo brincar a criança aprende não só a expressar afetividade, mas aprende também que existem momentos em que você ganha e momentos que você perde. O brincar possibilita à criança desenvolver o raciocínio matemático, um raciocínio de uso da linguagem e um domínio espacial.
        A escola de educação infantil deve criar espaços que possibilitam, a criança  entrar no mundo simbólico e imaginário. E imprescindível que as salas de educação infantil, não possuam apenas mesas e cadeiras, mas também tenham cantinhos que representem a cozinha, o banheiro, o quarto, consultório do médico e do dentista. Assim, a criança terá a possibilidade de se colocar nesses espaços e entrar num mundo do faz de conta. Através desse mundo imaginário a criança expõe seus desejos, anseios e também consegue resolver conflitos pessoais, e se fazer posteriormente um adulto mais seguro e autônomo.
        Hoje, nas salas de aula, falta estrutura básica para criar possibilidades, para que as brincadeiras de faz de conta aconteçam. Muitas salas de educação infantil deixam seus brinquedos em prateleiras altas de forma que fica impossível o contato das crianças com os mesmos. É preciso estrutura, mobiliares e que o professor compreenda que as brincadeiras são de suma importância para a aprendizagem da criança. Na educação infantil o principal papel do professor é o de mediador da aprendizagem. O brincar vai ser bem mais significativo e de maior qualidade se houver a mediação do professor.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VISITANTES ON-LINE